terça-feira, 23 de outubro de 2012

Boato sobre bônus forma filas e congestiona linhas

O texto nas redes sociais disponibilizava até telefone de atendimento, no qual os trabalhadores poderiam checar o valor e a data do recebimento, o que causou bastante transtorno nos locais de atendimento da Caixa

MARCELLO CASAL JR/ABR

O PIS/PASEP é pago anualmente aos trabalhadores que estejam registrados há pelo menos 5 anos

Boato nas Redes Sociais sobre um possível pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS), levou um grande número de pessoas às Agências da Caixa Econômica Federal e acabou congestionando as linhas de atendimento da Caixa em todo o Brasil. A mensagem dizia: “todos que trabalharam com carteira assinada durante o período do Governo Lula teriam direito a receber um benefício extra no valor de um salário mínimo (R$ 622)”.


O texto nas redes sociais disponibilizava até telefone de atendimento, no qual os trabalhadores poderiam checar o valor e a data do recebimento, o que causou bastante transtorno. O publicitário Ítalo Castro conta que chegou a ligar para o número. “As atendentes não sabiam informar, o telefone existia, mas era só boato mesmo, não tinha dinheiro nenhum”, revela o publicitário.


Por meio de nota, a Caixa afirmou que “são inverídicas as notícias divulgadas nas redes sociais e outros meios eletrônicos sobre um suposto novo benefício social a ser pago aos trabalhadores”. Ainda segundo a nota, o banco “já adotou providências junto a autoridades policiais para apuração do caso”. Ainda segundo a Caixa, o número Caixa Cidadão ficou sobrecarregado. “Em algumas cidades do interior houve procura, mas os maiores transtornos foram sentidos em outros Estados. Em Fortaleza as pessoas apenas ligaram”.


De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Ceará, por meio da assessoria de imprensa, a falsa informação não deve ser confundida com o pagamento anual PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que começou a ser pago em 1º de Julho. “O único abono existente é abono salarial criado em 1990, instituído através da lei nº 7.998, popularmente conhecido como ‘pagamento do PIS/PASEP’, pago anualmente aos trabalhadores que estejam registrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, que tenham trabalhado no ano anterior ao pagamento do benefício com carteira assinada pelo menos 30 dias e que tenham recebido neste período até dois salários mínimos mensais. Este benefício tem o valor de 1 salário mínimo (R$ 622) e está sendo pago de acordo com calendário anual. Lamentamos que estejam se utilizando da boa-fé dos trabalhadores fomentando boatos e atrapalhando nossa rede de atendimento que nos últimos dias recebeu muitas consultas sobre os boatos”, diz a assessoria do MTE por meio de nota.

fonte: O Povo
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Abono Salarial é liberado anualmente aos trabalhadores cadastrados no PIS que cumpram os requisitos previstos em lei. O pagamento é efetuado conforme cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador e divulgado pela Caixa Econômica.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas no site do MTE
Site: www.mte.gov.br

CAIXA: www.caixa.gov.br
Caixa Cidadão: 0800 726 0207

Saiba mais

Quem tem direito ao abono salarial (PIS)

Trabalhadores cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;

Tenham recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

Tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração;

Tenham seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Se você possui o Cartão do Cidadão e já tem uma senha cadastrada, seu Abono estará disponível nos seguintes locais:

Nos terminais de auto-atendimento da CAIXA;

Nas Unidades Lotéricas;

Nos correspondentes CAIXA Aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá na cara que tem gente preocupada com a derrota eleitoral em SP, Fortaleza e Recife no segundo turno e tenta baixarias fascistas desse tipo... Quem será?

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...