sexta-feira, 8 de junho de 2012

Série Fauna Caiçarense: A extinção da Ema

Nesta fotografia podemos ver uma ema na caatinga. A fotografia foi obtida na área de caatinga do município de Curaçá, BA., em 11 de outubro de 2002.

O fato

A presença da ema nas áreas de caatinga do Nordeste é uma raridade. A espécie da caatinga é Rhea americana que habita também os cerrados. Na caatinga, esta espécie foi severamente reduzida em função da caça predatória praticada pelos agricultores. Se diz que os nordestinos caçam os animais silvestres para saciar sua fome, todavia, em diversos estudos realizados na região, a caça é mais pelo espírito esportivo, visto que, a maioria dos caçadores são pessoas da cidade ou fazendeiros que dispõem de muitos animais como caprinos e ovinos, os quais seriam suficiente para matar a fome de seus proprietários. As emas são animais onívoros com dieta composta degramíneas, leguminosas e pequenos animais da caatinga. Em estudos de observação na região de Irecê, BA. no município de Jussara, foram vistas 22 emas em estado selvagem consumindo frutos do imbu.


Em nosso município [Caiçara do Rio do Vento], a Ema era bastante comum na caatinga, meu avô Olavo Lisboa, foi testemunha deste tempo, segundo ele, era comum o homem do campo sair em procura do ninho da ema de onde retirava todos os ovos encontrados para seu consumo. Este ato, junto com a caça do próprio animal foram os responsáveis pela extinção completa da ave em nossa região.


com dados do blog fatos e fotos da caatinga

Um comentário:

Anônimo disse...

A ema na Paraíba é considerada extinta pelo mesmo motivo. Nossa avifauna ficou mais pobre. Pena mesmo! Diana

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...