segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nosso Patrimônio

O valor de um povo passa pela questão da preservação de sua cultura e história. Com este pensamento, e diante do nascimento do sentimento de resgate de nossas raízes demonstrado nas redes sociais, um grupo de amigos de Caiçara do Rio do Vento começa a articular-se nos bastidores tentando viabilizar a catalogação, estudo e divulgação do que nos resta ainda de nossa história. Um dos pontos a começar a ser estudado será os sítios arqueológicos do Rio Novo e Serra da Gameleira, que precisam ser conhecidos de nossa população e preservados para os nossos filhos.

Um pouco sobre a Pedra do Letreiro


Escavações arqueológicas na Pedra do Letreiro e do Balcão, foram realizadas no ano de 1985 pelo Professor francês François Larouche, que coletou material, como pontas de lanças feitas de pedra e outros artefatos pre-históricos.
Este material foi enviado para laboratórios e datados sendo expostos inicialmente no Museu Câmara Cascudo. O sitio Arqueológico de Caiçara do Rio do Vento[Gameleira], segundo o Professor Larouche está entre os mais antigos do estado, tendo provavelmente 10 270 anos de presença humana no local. Minha fonte: Abrãao Sanderson Nunes - tese de mestrado na USP.




















Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...