sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais um caso confirmado no RN…

http://www.tahnamao.net/wp-content/uploads/2011/04/vacina_h1n1.jpg
A Secretária do Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou mais um caso de H1N1 no estado, a vítima tem apenas oito anos, passa bem e já teve alta do hospital. O outro caso de H1N1, que acabou resultando em óbito, foi confirmado no último dia 19 de janeiro, a vítima tinha apenas cinco anos. Apesar de haver dois casos confirmados da Influenza tipo H1N1, a responsável pela vigilância da doença na Sesap, Stella Leal, disse que não há motivos para afirmar a existência de um surto no estado, mas que ainda exige o monitoramento de casos graves de doenças respiratórias. A Sesap orienta e solicita aos profissionais de saúde um maior empenho na notificação dos casos e na coleta dos exames, que é feita com material fornecido gratuitamente aos hospitais pelo Laboratório Central (Lacen).
No ano passado, apenas houve 16 casos suspeitos dessa doença, entretanto não houve confirmação. O último caso de H1N1 confirmado no estado foi em janeiro de 2010. Desde 2009, 32 hospitais em todo o estado estão preparados e capacitados para receber os casos da doença. Somente em Natal são 18 hospitais entre os da rede pública, privada e filantrópica que estão aptos a identificar os casos e tomar as providências necessárias. Os sintomas da H1N1 geralmente são febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e de garganta. Os sinais de gravidade da doença são febre persistente e alta, além de dificuldade para respirar.  A principal medida para se evitar a transmissão do vírus é lavar frequentemente as mãos com água e sabão; evite ficar tocando seus olhos, nariz e boca. Além disso, procure não ir a lugares com muitas pessoas e mantenha os ambientes arejados.
Fonte: Cardoso Silva

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...