segunda-feira, 21 de março de 2011

São José patrono das chuvas ? biblicamente é impossivél !


O mito da chuva no dia de São José ...

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica romana". Por seu ofício, é "Padroeiro dos Trabalhadores". E, pela fidelidade à esposa, é "Padroeiro das Famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. Uma lenda popular: se chover em seu dia, não terá seca. ( em 2010 choveu no “seu dia” é foi um ano de seca.)

Todos se animam e esta lenda se perpetua, mesmo não sendo São José responsável pela seca ou chuva. Porém, no interior e, particularmente, no Ceará, onde São José é “padroeiro do Estado”, os agricultores alimentam a crendice de que o dia 19, que coincide com a passagem do equinócio, define a situação de seca ou inverno.



Biblicamente também é impossível, visto que São José morreu, e os mortos nada podem fazer:  Salmos 115.17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.
 E somente Deus tem o poder sobre a natureza:  Jeremias 14.22 Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó SENHOR nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...