quarta-feira, 23 de março de 2011

Americano recebe primeiro transplante total de rosto dos EUA



AP
Dallas Wiens chega a Boston com seu avô para a cirurgia.
No detalhe, imagem de Wiens pouco antes do acidente


Um homem de 25 anos que perdeu completamente o rosto após um acidente com eletricidade recebeu uma transplante completo de face em Boston, nos Estados Unidos. Essa é a primeira cirurgia do tipo no país. A operação foi realizada na semana passada no Brigham ans Women’s Hospital, mas o anúncio foi feito apenas nesta segunda-feira (21).
Dallas Wiens foi queimado em novembro de 2008 em um acidente com alta voltagem que destruiu seu rosto por inteiro. Ele perdeu os olhos, lábios, nariz e as sobrancelhas.
A operação durou 15 horas e foi realizada por mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiras e outros especialistas.
Os médicos implantaram uma face completamente nova, incluindo nariz, lábios, pele, músculos e nervos, que vão lhe permitir recuperar a sensibilidade. A identidade do doador não foi revelada.

O hospital informou hoje que Wiens passa bem após a cirurgia. Nova lei de saúde
A cirurgia só foi possível por causa da nova lei de saúde americana, aprovada ano passado. Isso porque Wiens não tinha plano de saúde quando sofreu o acidente. Mas, como ele tem menos de 26 anos, a nova lei permite que ele aproveite o plano de seu pai.
Em entrevista à agência Associated Press, Wiens disse que queria fazer o transplante para voltar a sorrir e sentir novamente os beijos de sua filha de três anos de idade. Ele disse ainda que esse tipo de cirurgia dá às pessoas uma nova chance.
Esta foi a segunda cirurgia de rosto no hospital de Boston. A primeira tinha sido em abril de 2009, mas foi apenas em parte da face.
O primeiro transplante de rosto (também parcial) foi feito na França em 2005 em uma mulher que tinha sido atacada por um cachorro.
Já a primeira cirurgia completa de rosto ocorreu no ano passado na Espanha, e foi feita em um homem que atirou contra si mesmo acidentalmente.

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...